quinta-feira, 5 de abril de 2012

A valorização da cultura brasileira na educação infantil

 

 

                                                                                              Maíra Saporetti Cavalho          
     

A infância é uma fase da vida em que mente e corpo estão abertos a todo tipo de aprendizado, a criança é mais sensível as sensações e emoções. Nesse aprendizado a arte como atividade atravessada de um fazer pedagógico, possibilita um trabalho significativo de valorização da cultura popular brasileira por meio de ações voltadas para a criança, nas quais as brincadeiras de roda e de dança, com contação de histórias tradicionais e confecção de instrumentos torna possível avivar nas crianças significados e possibilidades das coisas simples, “em oposição as relações que estabelecem mediadas pela lógica e pela interferência do mercado de consumo.” (PELIZZONI, 2007, p.08)
Esse mercado de consumo que implanta uma cultura universal, que é a dele, destruindo os mecanismos sociais que relacionam as experiências pessoais atuais com as gerações passadas, caindo essas tradições populares no esquecimento. Assim a escola deve reconhecer isto como algo legítimo e trabalhar ao longo de sua jornada com toda essa cultura e não somente nas datas comemorativas do calendário, mas no decorrer do tempo. Pois com a globalização se a escola não se preocupar com este patrimônio histórico, às vezes a criança não a conhecerá em outro ambiente e se sim muito superficialmente, fadando essa cultura temporalmente à desmemória, como por exemplo, os folguedos: bumba-meu-boi, congada, dança do coco, siriri, entre outras.
Esse resgate das tradições de nosso país, pode acontecer desde a educação infantil baseado na compreensão e no respeito do ser criança, um meio para isso é nas brincadeiras de roda com as cantigas populares, contos tradicionais e danças típicas, aonde dentro de tudo isso se diz muito sobre a vida daquele povo, seu tempo, suas histórias e seus costumes. Nessas brincadeiras a criança vivencia e experiencia aquela cultura de uma forma lúdica e prazerosa.
Assim cabe a professor e a o conjunto escolar mediar esse conhecimento a criança, a fim da criança ir aos poucos se apropriando dessa cultura que é intrínseca a história brasileira como um todo, trazendo para si como parte inerente dela .
Portanto, o professor tem a oportunidade de ressignificar o seu trabalho com as rodas e danças a fim de proporcionar a criança experiências de seus antepassados, para que possamos conservar este bem imaterial tão bonito e precioso, que é a identidade de nosso povo.

Referência Biliográfica:

PELIZZONI, Marques Gisela.Jogando as cinco pedrinhas:história,memória,cultura popular,infância e escola. 2007.Dissertação de Mestrado/UFJF

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