sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Reflexões sobre a arte (Alfredo Bosi)


* A arte é um fazer

       A arte tem representado, desde a Pré-História, uma atividade fundamental do ser humano. Ao produzir objetos e suscitar, estados psíquicos no receptor,mas ela não esgosta o seu sentido aí, também nos leva a sondar o ser da arte enquanto modo específico de os homens entrarem em relação com o universo e consigo mesmos.
Há três momentos decisivos no processo artístico que ppodem acontecer simultaneamente: o fazer, o conhecer e o exprimir
      É um conjunto de atos pelos quais se muda a forma, se transforma a matéria oferecida pela natureza e pela cultura. Nesse sentido, qualquer atividade humana, desde que conduzida regularmente a um fim, pode chamar-se artística. A arte é uma prodção; logo supõe trabalho.Movimento que arranca o ser do não ser, a forma do amorfo, o ato da potência, o cosmos do acos.
      A palavra latina ars, matriz do português arte, está na raiz do verbo articular, que denota a ação de fazer união entre as partes de um todo. Porque eram operações estruturantes, podiam receber o mesmo nome de arte não só as atividades que visavam comover a alma (música, a poesia, o teatro), quanto os ofícios de artesanato (a cerâmica, a tecelagem, etc), que aliavam o útil ao belo. A distinção entre as primeiras e os últimos, que se impôs durante o Império Romano, tinha um claro sentido econômico-social. As artes liberales eram exercidas por homens livres; já os ofícis, artes serviles, relegavam-se a gente de condição humilde. Até hoje mantêm-se a milenar oposição entre o trabalho intelectual e o trabalho manual.
      O pensamento moderno, recusa não raro, o critério hierárquico dessa classificação. O exercício intenso da criação demonstra, ao contrário, que existe uma atração fecunda entre a capacidade de formar e a perícia artesanal. Trabalha-se em conjunto a mão, o olho e o cérebro.
      Gramsci adverte, no mais humilde dos trabalhadores manuais, há uma vida intelectual, às vezes atenta e aguda, do dobrando e plasmando a matéria em busca de novas formas, ainda que, no jogo social, não receba o grau de reconhecimento prestado ao artista.
       Platão viu luminosamente a conexão que existe entre as práticas ou técnicas e a metamorfose da realidade:
    "Sabes que o conceito de criação (poiesis) é muito amplo, já que seguramente tudo aqulo que é causa de que algo (seja o que for) passe do nãos er ao ser é criação, de sorte que todas as atividades que entram na esfera de todas as artes são criações; e os artesãos destas são criadores ou poetas ( poietés)" (Banquete, 205 B8)

Resumo feito por Maíra Saporetti Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário