sábado, 6 de outubro de 2012

O corpo em movimento e a organização de tempos e espaços na escola


A música, a dança e o teatro, assim como as brincadeiras, revelam possibilidades muito maiores do que disciplinar corpos. Diante disso, é importante refletir sobre os tempos e espaços das escolas. Assim podemos organizar o tempo e o espaço para possibilitar experiências e conhecimentos ou rotinizar formas de controle da ação das crianças. Pensar no corpo e no movimento é, também, estarmos atentos a um processo de formação humana em que possamos nos expressar de forma autônoma, consciente e criativa.
A criança é o corpo em movimento na expressão de ideias, afetos, sensações e pensamentos. Para favorecer o movimento, os espaços devem ser organizados de forma a contemplar as necessidades do grupo, onde há espaço, há movimento. O movimento é sempre livre, o significado e o sentido que damos a ele é que o relaciona com uma razão, uma história, um desejo, um encontro, um universo social e individual. O professor deve propor um encontro com o corpo sempre.
O tempo possui uma dimensão particular e outra coletiva, há o tempo do relógio, o cronometrado, estipulado pela instituição e também o tempo das crianças. Quando centramos no tempo pré-estabelecido, desconsideramos a necessidade de cada corpo, que produzem consequências no desenvolvimento da criança, pois elas podem se desconectar dos seus corpos, ou seja, dos seus sentidos e desejos.
Precisamos saber diferenciar os momentos de valorizarmos o ritmo interno e o ritmo social. É preciso dar tempos e espaços para as necessidades e os movimentos das crianças, entendendo que ora temos de priorizar os momentos coletivos e ora respeitar as diferenças individuais. Os tempos e espaços são referenciais importantes para a construção de um ser humano consciente de suas atitudes e implicado com o coletivo.
Um espaço que favorece o livre movimento das crianças é naturalmente alterado no dia-a-dia. Com práticas que considerem as necessidades do corpo, os espaços deixam de ser imóveis, parados, únicos, para se transformarem  em um recurso potente que auxilia no processo de aprendizagem das crianças. Otimizar o espaço e o tempo é uma forma de construir um ambiente facilitador de diversos saberes.
Assim, um espaço acolhedor recebe as crianças possibilitando sua interação, exploração e aprendizagem. Quando o espaço e o tempo estão em harmonia, passamos a ter um ambiente. É, portanto, imprescindível, um ambiente para que seja possível um trabalho significativo com as várias linguagens que a criança possui para se relacionar consigo mesma e com o mundo.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

LOPES, Karina Rizek. MENDES, Roseana Pereira. FARIA, Vitória Líbia Barreto de. (orgs.) Coleção Proinfantil- Módulo IV. Brasília, 2006- MEC/ Sistema de Educação Básica/Sistema de Educação a Distância.
Faria, V, SALLES, F. Currículo na Educação Infantil: diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica.São Paulo: Editora Scipione, 2009.

Resumo feito por Maíra Saporetti.

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