A
música, a dança e o teatro, assim como as brincadeiras, revelam possibilidades
muito maiores do que disciplinar corpos. Diante disso, é importante refletir
sobre os tempos e espaços das escolas. Assim podemos organizar o tempo e o
espaço para possibilitar experiências e conhecimentos ou rotinizar formas de
controle da ação das crianças. Pensar no corpo e no movimento é, também,
estarmos atentos a um processo de formação humana em que possamos nos expressar
de forma autônoma, consciente e criativa.
A
criança é o corpo em movimento na expressão de ideias, afetos, sensações e
pensamentos. Para favorecer o movimento, os espaços devem ser organizados de
forma a contemplar as necessidades do grupo, onde há espaço, há movimento. O
movimento é sempre livre, o significado e o sentido que damos a ele é que o
relaciona com uma razão, uma história, um desejo, um encontro, um universo
social e individual. O professor deve propor um encontro com o corpo sempre.
O
tempo possui uma dimensão particular e outra coletiva, há o tempo do relógio, o
cronometrado, estipulado pela instituição e também o tempo das crianças. Quando
centramos no tempo pré-estabelecido, desconsideramos a necessidade de cada
corpo, que produzem consequências no desenvolvimento da criança, pois elas
podem se desconectar dos seus corpos, ou seja, dos seus sentidos e desejos.
Precisamos
saber diferenciar os momentos de valorizarmos o ritmo interno e o ritmo social.
É preciso dar tempos e espaços para as necessidades e os movimentos das
crianças, entendendo que ora temos de priorizar os momentos coletivos e ora
respeitar as diferenças individuais. Os tempos e espaços são referenciais
importantes para a construção de um ser humano consciente de suas atitudes e
implicado com o coletivo.
Um
espaço que favorece o livre movimento das crianças é naturalmente alterado no
dia-a-dia. Com práticas que considerem as necessidades do corpo, os espaços
deixam de ser imóveis, parados, únicos, para se transformarem em um recurso potente que auxilia no processo
de aprendizagem das crianças. Otimizar o espaço e o tempo é uma forma de
construir um ambiente facilitador de diversos saberes.
Assim,
um espaço acolhedor recebe as crianças possibilitando sua interação, exploração
e aprendizagem. Quando o espaço e o tempo estão em harmonia, passamos a ter um
ambiente. É, portanto, imprescindível, um ambiente para que seja possível um
trabalho significativo com as várias linguagens que a criança possui para se
relacionar consigo mesma e com o mundo.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
LOPES,
Karina Rizek. MENDES, Roseana Pereira. FARIA, Vitória Líbia Barreto de. (orgs.)
Coleção
Proinfantil- Módulo IV. Brasília, 2006- MEC/ Sistema de
Educação Básica/Sistema de Educação a Distância.
Faria,
V, SALLES, F. Currículo na Educação
Infantil: diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica.São Paulo:
Editora Scipione, 2009.
Resumo feito por Maíra Saporetti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário