Narrativa e História em Quadrinhos
fonte:http://mqtmsempre.blogspot.com.br/2012/05/tirinhas-turma-da-monica.html
Narrativa
O que é?
Narrar: expor minuciosamente uma série de fatos reais ou imaginários. (Dicionário Aurélio, 2006)A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.Enredo: trata-se da ação da narrativa, da sucessão de fatos, vivências, situações.
Partes do Enredo:
INTRODUÇÃO: Começo da história, que deve conter informações já citadas acima, como o tempo, o espaço, o enredo e as personagens.
DESENVOLVIMENTO: Nessa fase você vai relatar o fato propriamente dito, acrescentando somente os detalhes relevantes para a boa compreensão da narrativa. A montagem desses fatos deve levar a um mistério, que se desvendará no clímax.
CLÍMAX: é o momento chave da narrativa, de maior tensão, aonde o conflito chega ao seu ponto máximo.
DESFECHO: é a solução dos conflitos, conclusão da narração, onde tudo que ficou pendente durante o desenvolvimento do texto é explicado, e o “quebra-cabeça”, que deve ser a história, é montado.
§ TEMPO: O intervalo de tempo em que o(s) fato(s) ocorre(m). Pode ser um tempo cronológico, ou seja, um tempo especificado durante o texto, ou um tempo psicológico, onde você sabe que existe um intervalo em que as ações ocorreram, que acontecem numa ordem determinada pelo desejo ou pela imaginação do narrador ou dos personagens.
§ ESPAÇO: O espaço é imprescindível, e deve ser esclarecido logo no início da narrativa, pois assim o leitor poderá localizar a ação e imaginá-la com maior facilidade.
§ PERSONAGENS: São os indivíduos que participaram do acontecimento e que estão sendo citados pelo narrador. Há sempre um núcleo principal da narrativa que gira em torno de um ou dois personagens, chamados de personagens centrais ou principais (protagonistas).
NARRADOR: É quem conta o fato. Pode ser em primeira pessoa, o qual por participar da história é chamado narrador-personagem, ou em terceira pessoa, o qual não participa dos fatos, e é denominado narrador-observador.
História em Quadrinhos
É um tipo de narração que tem como recurso fundamental a imagem, representa aspectos da oralidade e reúne os principais elementos narrativos, apresentados com o auxílio de convenções que formam o que pode ser chamado de linguagem dos quadrinhos.
Características:BALÕES- Criados especificamente para as histórias em quadrinhos (HQs), os balões possuem vários tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento de ira,de berro, de sussurro,etc. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles é bem variado, mas em geral os de fala possuem um "rabinho" em direção ao personagem falante.
ONOMATOPÉIAS- São palavras ou junções de palavras que imitam a voz de animais ou ruídos de objetos. Ex: BUUM!!! (explosão), CRI_CRI!! (grilo), TOC-TOC! (batendo à porta), TIC-TAC! (bater do relógio). Embora sejam outro elemento exclusivo da linguagem das HQs, as onomatopéias são passíveis de criação livre.
RECORDATÓRIOS- É um tipo de balão usado especificamente para a narração. Não possuem "rabinho" em direção a personagens. Exemplos: "Enquanto isso..." e "No dia seguinte...
QUADROS- Eles delimitam o enquadramento das cenas de uma HQ. Podem ser variáveis em tamanho e formato, de acordo com a necessidade da cena a ser desenhada.
INTERJEIÇÃO- Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas. Ex: Ai! Ai! Ai! Machuquei meu pé .
Narrativa e História em Quadrinhos
É um gênero textual interessante para se trabalhar a narrativa, pois a criança pode vivenciar e experienciar a existência de diferentes gêneros dentro de um mesmo tipo textual .
§ O quadrinho sendo uma narrativa com linguagem fixa, a constituição de uma história em quadrinhos implica na seleção de momentos-chave da história para utilização expressa na narrativa gráfica.
§ A História em Quadrinhos pode ser utilizada de forma interdisciplinar, proporcionando um enriquecimento em sua utilização.
§ Palavras e imagens juntas, ensinam de forma mais eficiente. Possibilitam um maior interesse do aluno, aguçando sua curiosidade, pensamento e imaginação. Podendo também desafiar o senso crítico do aluno (se lhe for proporcionado reflexões críticas).
§ As HQ auxiliam no desenvolvimento do hábito de leitura e ampliam o vocabulário do aluno
Para utilizar também o computador:
Hagaquê
É um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada (BD) gratuito.
Referência Bibliográfica:OLIVEIRA , Bruno Silva de. Histórias em quadrinhos como recurso metodológico para o ensino de língua portuguesa1.
RAMOS, Paulo & VERGUEIRO, Waldomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. – 3. ed., 3ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2009FERREIRA,Marina. Redação
: palavra e arte. 2
ed. SP. Ed. Atual,2006
Brasil. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa –
Brasília: 1997.
Muito bom saber! estava muito curioso para saber disso, muito obrigado pela informação
ResponderExcluirSensacional o material que voce colocou em seu blog Maira, sobre desenhista de quadrinhos, mas nunca foi meu forte roteiros e argumentos, vou estudar bem seu material, melhorar os meus roteiros. Obrigado e Sucesso!!!
ResponderExcluirMuito bom! Parabéns!
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