sábado, 1 de setembro de 2012

Música, dança, teatro: o gesto e os movimentos como linguagem


Fonte: http://viladasartesfortaleza.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html

 

                                         Maíra Saporetti Carvalho


Sabemos como é grande a diversidade cultural que se expressa em danças, músicas, brincadeiras, jogos, teatro, etc., ou seja, nas mais diferentes formas de existência e expressão do corpo e da memória.
É com o corpo que a criança estabelece contato com o mundo ao seu redor, buscando contato e comunicação de diferentes formas e com palavras, toques e olhares. Esses contatos produzem marcas e experiências que s e tornam parte da história do indivíduo. A fala é um tipo de expressão do corpo, que possui uma forte função social, porém, é preciso cuidado para que, ao valorizá-la, não percamos de vista as outras linguagens corporais e sonoras, que são recursos expressivos que comunicam produzindo significados e contatos. Muitas vezes, as palavras não dão conta de expressar a intensidade dos nossos sentidos e afetos e são enriquecidas pela expressão facial e corporal.
A criança brinca com o corpo e com o meio, é uma linguagem própria. Em cada linguagem corporal gerada na brincadeira, há um mundo de sentidos a serem interpretados e toda brincadeira tem seu som, seu ritmo, seus movimentos, seus gestos.
Quando brinca, a criança expande o movimento, o corpo e as linguagens, tocando no que há por dentro e por fora de si. No meio de tantas brincadeiras, temos a música, a dança e o teatro. A música é uma linguagem universal. O som produz sensações que reproduzem lembranças, imagens e nos envolvem. Provocar situações em que o corpo possa ser capturado por diferentes ritmos é muito importante. A dança acompanha a música como forma de expressão. A dramatização também é outro campo em que o corpo é essencial. O compromisso é com o envolvimento de cada imaginário, materializado no corpo. É no campo expressivo, que conjuga real e imaginário.
Portanto, a música, a dança, o teatro e outras manifestações culturais constituem ricas formas de experimentação do mundo, de compartilhamento corporal de conhecimentos, memórias, valores, conceitos e preconceitos. Ao experimentar e se apropriar do mundo, fazemos parte de sua história, nos tornamos sujeitos, podemos desconstruir discursos e construir novos até então inimagináveis.
Há milhares de possibilidades de se trabalhar com essas linguagens, o nosso desafio é trazer os diferentes ritmos e estilos musicais para o cotidiano das crianças.


Referência Bibliográfica:

 
LOPES, Karina Rizek. MENDES, Roseana Pereira. FARIA, Vitória Líbia Barreto de. (orgs.) Coleção Proinfantil- Módulo IV. Brasília, 2006- MEC/ Sistema de Educação Básica/Sistema de Educação a Distância.


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